Lendas Orixás: Ogum

Oyá vivia (casada) com Ogum antes de ser mulher de Xangô. Ela ajudava Ogum no seu trabalho, carregava seus instrumentos, manejava o fole para arivar o fogo da forja.

Um dia Ogum deu a Oyá uma vara de ferro igual a que lhe pertencia, que tinha o poder de dividir os homens em sete partes e as mulheres em nove partes, caso estas as tocassem em uma briga. Xangô gostava de sentar-se perto da forja para apreciar Ogum bater o ferro e sempre lançava olhares a Oyá, no que era correspondido. Oyá embebedava Ogum para fugir com Xangô, Ogum mostrava-lhe a aliança dizendo-lhe que ele era marido (por isso da reza Aliança de ‘Oya…) Mas, Oyá não resistiu, Xangô era muito elegante, seus cabelos eram longos e trançados, usava brinco, colares e pulseiras. Sua imponência e seu poder impressionaram Oyá.

Até que um dia Oyá e Xangô fugiram e Ogum Lançou-se em perseguição deles. Encontrando os fugitivos, brandiu sua vara magica, Oyá fez o mesmo eles se rocaram ao mesmo tempo.

E assim que Ogum foi dividido em sete partes e Oyá em nove partes, reebeu ele o Nome de “Ogum Mejé” e ela de “Iansã” cuja a orixam vem de “IYÁMÉSÀN” e mãe transformanda em nova.

Veja também

Lendas Orixás: Obá

Quando Obá Tornou-se a terceira mulher de Xangô. surgiu uma grande rivalidade entre ela e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *