Ogum, no Batuque do Rio Grande do Sul, especialmente na nação Oyo-Jeje, é reverenciado como o Orixá da guerra, dos metais, da força e da inteligência prática. Também conhecido como mestre das artes manuais, Ogum rege os caminhos das demandas e a tecnologia ancestral que molda o mundo espiritual e material.
Ogum no Batuque – Orixá de Axé Profundo e Guerreador
No culto tradicional da nação Oyo-Jeje, Ogum é mais do que o guerreiro. É ele quem domina os caminhos do ferro, da faca, da espada, da bigorna e da marreta, sendo o detentor do poder do obé, a faca sagrada usada nos rituais.
Sua cor principal é o verde embora para algumas linhas de Ogum, podem variar conforme a qualidade.
Seu número de axé é o 7, e sua saudação é: OGUNHÊ!
Ferramentas e Símbolos de Ogum ⚒️🐍
As ferramentas fundamentais de Ogum são:
- Faca
- Espada
- Lança
- Ferradura
- Bigorna
- Marreta
- Martelo
Ogum é comumente representado com cobras de aço, sendo Ogum Onira, por exemplo, assentado em cobra com sete voltas. Esses elementos simbolizam não apenas sua força e prontidão para a guerra, mas também seu controle sobre o mundo físico e espiritual.
O Senhor da Faca e do Corte
Ogum é o Orixá que governa o licenciamento do axé de faca. Sem Ogum, não existe corte autorizado. É ele quem concede ao Babalorixá ou Yalorixá o poder de trazer o Orixá ao mundo, sendo o dono da primeira lâmina que abre os caminhos espirituais.
Ogum e a Tecnologia
Mais do que o senhor da metalurgia e da guerra, Ogum também é considerado o dono da tecnologia. Seu domínio se estende a tudo o que envolve avanço técnico, inteligência prática e ferramentas que constroem e transformam. A evolução do ferro à eletrônica, do martelo ao computador, encontra seu princípio no axé de Ogum.
Em tempos modernos, muitos consideram Ogum o protetor dos engenheiros, técnicos, mecânicos, e até programadores. Ele é o Orixá que abre os caminhos das inovações e soluções.
Lenda: Ogum, Oxalá, Yansã e a Guarapá
Um conto tradicional ilustra o caráter protetor e o coração valente de Ogum:
Numa festa dos Orixás, Xangô e Oxalá atravessavam um pontilhão quando avistaram Yansã, sedutora, com um sorriso e uma gamela de amalá. Tentado, Xangô abandona Oxalá, que cai da ponte. Todos passam, mas Ogum para, socorre Oxalá, ampara-o e o leva consigo.
Oxalá, grato, quebra o pacto com Xangô e dá a mão de Yansã a Ogum. Eles se casam e vivem juntos na beira do mato, onde Ogum mantém sua oficina de ferreiro.
Porém, Xangô não aceita o desfecho. Canta da pedreira para seduzir Yansã. Ela resiste, mas cede ao encanto. Engana Ogum com uma garrafa de cachaça, embriaga-o e foge com Xangô.
Assim nasce a aliança mística entre Xangô e Oyá. Mas Ogum permanece como fiel e eterno servidor de Oxalá.
Principais Qualidades de Ogum na Nação Oyo-Jeje
- Ogum Avagã: Irmão inseparável de Bará Lodé.
- Ogum Niria (ou Onira): O mais famoso pelas suas demandas e batalhas. É sincretizado com São Jorge e é representado com cobra de sete voltas.
- Ogum D’Jolá: Ogum dos matos de praia, remador de Iemanjá.
Comidas, Bebidas e Ofertas
- Comida principal: churrasco assado no espeto, grelha ou no epô, sempre bem temperado, fruta laranja
- Bebida ritual: guarapá (atã), bebida fundamental nos rituais junto a Yansã.
- Outros acompanhamentos: miã-miã/inhame, ervas frescas e elementos de ferro.
Ervas e Flores de Ogum
As ervas de Ogum são fundamentais para os banhos, defumações e obrigações. Entre as mais comuns estão:
- Espada-de-São-Jorge
- Alecrim
- Vassourinha
- Erva-doce
- Alecrim-do-campo
- Babosa
- Alfavaca
- Rosas brancas (especialmente para Ogum D’Jolá)
Ogum é mais do que um guerreiro: é aquele que abre os caminhos, protege os que trabalham com as mãos e com a mente, domina o aço, o fogo, e também os bits e circuitos da era moderna. Sua força está em cada ferramenta, em cada conquista, em cada inovação.
Nota importante: O Ogum descrito neste artigo pertence ao Batuque do Rio Grande do Sul, mais especificamente da nação Oyo-Jeje. Suas características, fundamentos e elementos podem variar de acordo com a casa, a raiz e o lado da nação. Respeite sempre as tradições da sua casa de santo.