A riqueza cultural africana, especialmente das tradições iorubás, é imensa e cheia de significados profundos. Para quem está começando a explorar este universo, pode ser desafiador entender os diversos termos e conceitos. Este artigo apresenta um dicionário básico com alguns dos principais termos utilizados na cultura africana e iorubá, explicados de forma simples e acessível.
Principais Termos e Seus Significados
- Abá (“Abám”): Esperança de dias melhores, de paz espiritual.
- Abé Baxé de Ori (“Abéché de Ori”): Cerimônia principal de iniciação, onde o Orixá é colocado em íntima união com o centro da cabeça do iniciado.
- Abadó (“Agbadó”): Milho torrado.
- Abakossu-Kisé: Orixá cultuado na Casa de Nagô.
- Abalá (“Abalá ase”): Tira de roupa, ornamento de Xangô.
- Abaluaie (“Babalu-Ayê”): Deus das enfermidades, particularmente da varíola, conhecido como Xapanã.
- Abará (“Abarí”): Bolo de massa de feijão, cebola e sal, cozido em folha de bananeira.
- Aberém (“Abérin”): Bolo de massa de milho ou arroz, enrolado em folha de bananeira e cozido no vapor.
- Acarajé (“Akará”): Bolo de feijão miúdo ralado e frito, associado a Iansã e Xangô.
- Acaçá (“Akásá”): Comida da preferência de vários Orixás.
- Achirê (“Ashirê”): Fim de transe, desincorporação total.
- Adenfantã, Adofió: Homossexual, efeminado.
- Adere: Tocado (ritmo) para Oxum e Iemanjá.
- Adjá: Pequena sineta de metal, campainha.
- Acanju (“Agonjú” ou “Agandú”): Um dos nomes de Xangô (jovem).
- Agbô: Carneiro, animal sagrado de Xangô.
- Agô: Pedido de licença, utilizado como saudação.
- Ajebó (“Ad’jobô”): “Frente” para os Orixás pedindo misericórdia (a todos os Orixás).
- Aje: Prova de fogo que se fazia antes do “acará”.
- Ajejú / Agelú: Bará menino, de Orixás de praia.
- Ajé-Xalugá (“Ajé-Salugá”): Orixá da sorte e da riqueza, filho de Iemanjá.
- Alaíá (“Aláfiá”): Votos de paz, saúde, felicidades, etc.
- Alaká: Pano de costa, de axoxô de nagô.
- Alarué: Briga; “brincadeira envolvível” na linguagem de axé.
- Axexê (“Axé sé”): Cerimônia fúnebre realizada no sétimo dia após o falecimento.
- Axé: Energia vital, força espiritual presente em todas as coisas. Também significa convites.
- Balé (“Igbalé”): Casa dos mortos, terreiro.
- Bará (“Obá” e “ara”): Rei; corpo (rei ao corpo). Nome dado ao Exú ligado ao destino individual, representante do princípio dinâmico de todas as coisas.
- Cabinda: Região africana perto de Angola e da foz do rio Congo, associada aos escravos vindos desse lugar.
- Edié: Ordem para alguém se levantar.
- Iabá Omí: Nome dado à Oxum, significa “senhora da água”.
- Iansã, Oyá: Orixá dos ventos e tempestades, rainha guerreira e uma das esposas de Xangô.
- Ibeji: Gêmeos esculpidos em madeira para assentamento, não têm culto próprio.
- Ijexá (“Ijesá”): Subdivisão do povo iorubá, cuja capital é Ilexá.
- Iruexim: Chibata de couro de Iansã.
- Miuá: Orixá cultuado no Axé Opo Afonjá, associado a Oxum.
- Nanã: Orixá cuja cultuação parece ter surgido no Brasil. Considerada a mãe de todos os Orixás.
- Nigéria: País da África Ocidental, origem de muitos escravos sudaneses.
- Obá: Orixá do rio Obá na Nigéria, associada a Xangô.
- Obaluaie (“Abaluaê”, “Obaluaiê”): Orixá da varíola, jovem Xapanã.
- Obaluafã (“Obálufon”): Orixá Iorubá, filho de Oduduá, terceiro Oni de Ifé.
- Obatalá (“Obàtálá”): Filho de Olorun, Deus Supremo, criador da humanidade.
- Oduduá (“Oduwúa”): Orixá Iorubano, irmão e esposa de Obatalá, criador do mundo.
- Ogodô: Passagem em Xangô (velho).
- Ogun: Deus do ferro, agricultura, guerra e caça, protetor dos que trabalham com metais.
- Otím (“Òyín”): Mel.
- Ojii (“Òjiji”): Feitiço feito com a sombra da pessoa visada.
- Okô: Inveja, ciúme, desdém.
- Omolú (“omojú”): Orixá da varíola e doenças epidêmicas.
- Olodò: Exú que toma conta da rua, lado de fora de casas de Nação.
- Olodumarê: Um dos títulos do Orixá Ifá, Deus todo-poderoso.
- Olófin (“Olófin”): Título pelo qual, às vezes, é chamado Orunmilá, Deus Supremo.
- Olókun (“Olóòkun”): Orixá do oceano, cultuado por pescadores e canoeiros.
- Omolú: Orixá da varíola e doenças epidêmicas, passagem velha de Xapanã.
- Oriaxguinhá (“Oriàsà Ògiyinon”): Oxalá jovem, também conhecido como Oxaguinhã.
- Orixalá (“Orixalá”): Um dos títulos do Obatalá (Oxalá).
- Orixá Okô (“Orisà Òkô”): Orixá feminino da agricultura.
- Orixás (“Òrìsà”): Divindades iorubanas, forças da natureza, exceto Olorun.
- Orumilá (“Orunmìlà”): Um dos nomes do Deus Supremo, ligado ao destino do mundo.
- Ossãim (“Ossáyin”): Orixá masculino dono das folhas litúrgicas e medicinais, associado à medicina.
- Otá (“Òkú tà”): Pedra fixa de Xangô.
- Odé/Otin: Nome primitivo de Oxóssi, Deus dos caçadores.
- Oxalá (“Òsàlá”): Nome brasileiro de Obatalá, Orixá da criação da humanidade.
- Oxalufã (“Oòsà àlufan”): Vários nomes que dão a Oxalá, filho de Olorun.
- Oxoguiã: Orixá do rio Oxum na Nigéria, divindade de Ibeji.
- Oxumaré (“Òsùmàrè”): Orixá do arco-íris, preside o bom tempo, representado por uma serpente.
- Patuá: Amuleto sagrado, usado preso à roupa ou no pescoço.
- Peji (“Péjè”): Altar dos Orixás, onde ficam os símbolos e oferendas.
- Léba (“Légbá”): Exú, chefe de muitos (Nação Cabinda).
- Xangô (“Songó”): Orixá do trovão, filho de Iemanjá e Oranhiã.
- Xapanã (“Soponã non”): Deus da varíola, nome temível.
- Xogum (“Sòngó”): Tipo de Ogum que é Ogum por seis meses e Exu por outros seis.
- Xororó (“Sororó”): Sinetas usadas para chamar os mortos.
- Yemanjá (“Yemanjá”): Deusa do mar, filha de Obatalá e Oduduá, mãe de Xangô.
Este dicionário básico é apenas uma introdução ao vasto e complexo mundo das tradições africanas e iorubás. Compreender esses termos é um passo importante para apreciar a profundidade e beleza dessas culturas. Ao explorar mais sobre os Orixás, rituais e crenças, ampliamos nosso respeito e entendimento sobre uma das heranças culturais mais ricas do mundo.