Ogum: O Guerreiro Sagrado do Batuque

Ogum, no Batuque do Rio Grande do Sul, especialmente na nação Oyo-Jeje, é reverenciado como o Orixá da guerra, dos metais, da força e da inteligência prática. Também conhecido como mestre das artes manuais, Ogum rege os caminhos das demandas e a tecnologia ancestral que molda o mundo espiritual e material.

Ogum no Batuque – Orixá de Axé Profundo e Guerreador

No culto tradicional da nação Oyo-Jeje, Ogum é mais do que o guerreiro. É ele quem domina os caminhos do ferro, da faca, da espada, da bigorna e da marreta, sendo o detentor do poder do obé, a faca sagrada usada nos rituais.

Sua cor principal é o verde embora para algumas linhas de Ogum, podem variar conforme a qualidade.

Seu número de axé é o 7, e sua saudação é: OGUNHÊ!

Ferramentas e Símbolos de Ogum ⚒️🐍

As ferramentas fundamentais de Ogum são:

  • Faca
  • Espada
  • Lança
  • Ferradura
  • Bigorna
  • Marreta
  • Martelo

Ogum é comumente representado com cobras de aço, sendo Ogum Onira, por exemplo, assentado em cobra com sete voltas. Esses elementos simbolizam não apenas sua força e prontidão para a guerra, mas também seu controle sobre o mundo físico e espiritual.

O Senhor da Faca e do Corte

Ogum é o Orixá que governa o licenciamento do axé de faca. Sem Ogum, não existe corte autorizado. É ele quem concede ao Babalorixá ou Yalorixá o poder de trazer o Orixá ao mundo, sendo o dono da primeira lâmina que abre os caminhos espirituais.

Ogum e a Tecnologia

Mais do que o senhor da metalurgia e da guerra, Ogum também é considerado o dono da tecnologia. Seu domínio se estende a tudo o que envolve avanço técnico, inteligência prática e ferramentas que constroem e transformam. A evolução do ferro à eletrônica, do martelo ao computador, encontra seu princípio no axé de Ogum.

Em tempos modernos, muitos consideram Ogum o protetor dos engenheiros, técnicos, mecânicos, e até programadores. Ele é o Orixá que abre os caminhos das inovações e soluções.

Lenda: Ogum, Oxalá, Yansã e a Guarapá

Um conto tradicional ilustra o caráter protetor e o coração valente de Ogum:

Numa festa dos Orixás, Xangô e Oxalá atravessavam um pontilhão quando avistaram Yansã, sedutora, com um sorriso e uma gamela de amalá. Tentado, Xangô abandona Oxalá, que cai da ponte. Todos passam, mas Ogum para, socorre Oxalá, ampara-o e o leva consigo.

Oxalá, grato, quebra o pacto com Xangô e dá a mão de Yansã a Ogum. Eles se casam e vivem juntos na beira do mato, onde Ogum mantém sua oficina de ferreiro.

Porém, Xangô não aceita o desfecho. Canta da pedreira para seduzir Yansã. Ela resiste, mas cede ao encanto. Engana Ogum com uma garrafa de cachaça, embriaga-o e foge com Xangô.

Assim nasce a aliança mística entre Xangô e Oyá. Mas Ogum permanece como fiel e eterno servidor de Oxalá.

Principais Qualidades de Ogum na Nação Oyo-Jeje

  • Ogum Avagã: Irmão inseparável de Bará Lodé.
  • Ogum Niria (ou Onira): O mais famoso pelas suas demandas e batalhas. É sincretizado com São Jorge e é representado com cobra de sete voltas.
  • Ogum D’Jolá: Ogum dos matos de praia, remador de Iemanjá.

Comidas, Bebidas e Ofertas

  • Comida principal: churrasco assado no espeto, grelha ou no epô, sempre bem temperado, fruta laranja
  • Bebida ritual: guarapá (atã), bebida fundamental nos rituais junto a Yansã.
  • Outros acompanhamentos: miã-miã/inhame, ervas frescas e elementos de ferro.

Ervas e Flores de Ogum

As ervas de Ogum são fundamentais para os banhos, defumações e obrigações. Entre as mais comuns estão:

  • Espada-de-São-Jorge
  • Alecrim
  • Vassourinha
  • Erva-doce
  • Alecrim-do-campo
  • Babosa
  • Alfavaca
  • Rosas brancas (especialmente para Ogum D’Jolá)

Ogum é mais do que um guerreiro: é aquele que abre os caminhos, protege os que trabalham com as mãos e com a mente, domina o aço, o fogo, e também os bits e circuitos da era moderna. Sua força está em cada ferramenta, em cada conquista, em cada inovação.

Nota importante: O Ogum descrito neste artigo pertence ao Batuque do Rio Grande do Sul, mais especificamente da nação Oyo-Jeje. Suas características, fundamentos e elementos podem variar de acordo com a casa, a raiz e o lado da nação. Respeite sempre as tradições da sua casa de santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima